domingo, 12 de julho de 2009

Saúde pública na CTI

Sério, que a Saúde pública é algo catastrofico principalmente aqui no Rio de Janeiro. Isso nós já sabiamos. E que cada vez mais o senado nos roba mais, nós também sabiamos. No entanto ontem eu me irritei dfinitivamente eu me irritei definitivamente. No entanto pra falar de hoje vamos voltar a dois meses atrás.

A dois meses atrás eu fui levar a Candida numa UPA (unidade de pronto atendimento) no bairro de Marechal Hermes, aqui na cidade do rio, a mesma chegou na UPA as 15:00h, lá pelas 18:00 eu cheguei lá e ela não tinha sido atenida ainda. Resumindo a história?! nós saimos de lá meia noite e ela ainda não tinha sido atendida, ela tava prevista pra ser atendida só depois das 01:00. Isso por que é unidade de PRONTO ATENDIMENTO, imagine, se não fosse.

Mas sim, isso não foi o fim do mundo, logo depois a minha cunhada, foi numa ua, ficou durante 6 horas e não conseguil ser atendida.

E por esses dias, foi a vez do meu irmão, que esperou 5 horas pra ser atendido, no entato conseguil ser atendido. Lá chegando, ele falou pra dotora os seus sintomas. e ela mandou ele fazer o exame de sangue, ele fez e ela não soube indentificar o que ele tinha, mandou ele para outro hospital. E no outro hospital não havia médico. Quando ele finalmente conseguil encontrar um médico, o mesmo debochou dos médicos da UPA que não conseguiram ver algo tão evidente. E diagnostica-lo.

E agora a minha vez.
Eu to desde sexta-feira, com dores de cabeça , dor nas articulações, e febre. Sem falar que a minha gastrite voltou a me atacar, e sabado de tão mal que eu tava ao entrer no onibus eu tive um leve desmaio, sorte que me seguraram.... =D
Querendo resolver logo isso, fui para casa tomei aqueles remédios clássicos todo mundo toma, como o Tylenol, ou a Aspirina.

E fui tentar durmi... sendo que a febre num deixava. até que eu decidi que ia durmir de qualquer forma.
Acordei no dia seguinte com uma dor de cabeça de outro mundo, tentando fazer com que ela diminuisse fui tomar meu café da manhã, e o tonrto aqui esqueceu que tanto chocolate quanto queijo, fazem um maaaaal terrivel pra enchaqueca. E adivinhem o que eu comi?? um copo de ovomaltine, com um queijo quente. Ai mesmo que num me aguentei. tomei mais duas aspirinas e fui durmir. Mais tarde, fui no Cardoso fontes (hospital da rede federal que se situa na freguesia, em jacarepaguá, pertim da onde eu moro.) chegando lá vi váááááááárias fachas de marketing, do governo federal, dizendo que aquele era um hospital modelo, e eu todo crente. Chegando na emergencia... tanaaaam..... não tinha médico! aeeeeee.fiquei muito putop e minha dor de cabeça e febre só aumentaram...ai decidimos (eu e meu pai) ir para o Lorenço Jorge ( Hospital do Estado que fica na Barra da Tijuca - jacarepaguá também) e lá chegando adivinhem??? NÃO TINHA MÉDICO. A única coisa boa nesse dia é que a minha prima se deslocou 2 múnicipios, só pra vir cuidar de mim, e quando ela chegou lá em casa se desesperou com a minha febre, e até brincou dizendo: "- dá até pra fritar um ovo na sua testa". hauhauhau mas depois eu continuei brincando de pique-e-pega com a febre e a dor de cabeça.

Depois, querem condenar o médico que escreveu o nome do hospital e o numero dos onibus que passavam por ele no braço da grávida que infelizmente acabou perdendo o bebê. Mas a Saúde pública no Brasil seja no Rio ou no maranhão tá na CTI, os médicos não tem condições de trabalhara, não tem equipamentos, não ganham decentemente.
E a gente paga impostos abusivos, e nossos queridos amigos senadores e deputados, ficam faturando a nossa custa.

Ae pra quem não sabe do caso da gravida. vou por a foto aqui. com o link da reportagem embaixo. abração a todos!




Joranal Extra

4 comentários:

  1. Essa questão da saúde é em todo Brasil. Concordo com aquela parte que você fala que a culpa nem é dos medicos e tal, mas sim a falta de condições e remuneração adequada.

    ResponderExcluir
  2. Vcê tá melhor? Que perrengue você passou, putz...
    E a Cândida? Espero sincera e grandemente que esteja tudo bem agora.
    Quando vi o título e a foto da postagem, pensei que você fosse condenar o médico que escreveu as coisas no braço da mulher - no entanto, percebo que você tem noção de que por mais bem intencionado que esteja o médico, com uma saúde pública dessas não tem jeito, todos sabemos que falta tudo.
    Contudo, recomendo a leitura de dois artigos do Papo de Homem (já falei desse site pra você, não sei se lembra) escritor por um ortopedista que trabalhou e trabalha em hospitais públicos daqui do RJ:
    http://papodehomem.com.br/memrias-reais-do-sus-tudo-que-voc-nunca-escutou-parte-i/
    http://papodehomem.com.br/memrias-reais-do-sus-tudo-que-voc-nunca-escutou-parte-ii/

    Agora dê-me licença que, conforme prometido, comentarei as outras postagens. Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Enfim comentei tudo que faltava. Só desculpa essa demora mesmo, tava devendo, e feio!
    Posso dar dicas? Quando for digitar, releia o texto ou, melhor ainda, escreva no Word, porque volta e meia encontro erros de digitação que são comuns - trocar letras, essas coisas - mas que podem ser consertados. Aliás, deixa eu consertar o meu:

    *Vcê = Você
    *escritor = escrito, no primeiro comentário. XD

    Beeeijos, saudade imensa!

    ResponderExcluir
  4. O atendimento médico tá cada vez mais precário na rede pública.. uma verdadeira vergonha nacional! Até quando o brasileiro terá que se sujeitar a passar por tais problemas?!

    Apesar dos 'desencontros clínicos' você melhorou???
    Espero que sim...

    Beijo!

    ResponderExcluir

Abra a Sua mente e aprenda a voar.